sexta-feira, 1 de abril de 2011

Organização do Movimento Estudantil

O Movimento Estudantil no Brasil ganha força e é formado no final da década de 50, com a criação de inúmeras faculdades e universidades, proporcionando o acesso ao ensino superior a brasileiros de classe média, aliado ao ideal desenvolvimentista do país. Embora a sociedade brasileira tivesse ganhado instituições que se destinavam a formação de profissionais e indivíduos formadores de opinião, as universidades foram palco de diversos entraves sociais e políticos que resultaram na luta por um país justo e democrático, dando origem a Movimento Estudantil.

Na ditadura militar os estudantes foram à linha de frente das organizações que lutavam contra o regime e foram decisivos para o processo de redemocratização no país, no fora Collor foram também os estudantes com suas caras pintadas que foram às ruas exigir a saída do presidente. Em 2007 os estudantes novamente mostraram sua força lutando contra a reforma universitária e contra os decretos do Serra, ocuparam reitorias e fizeram greve.
Além de defender os direitos dos cidadãos e lutar contra o regime ditador vigente os estudantes universitários também, e principalmente, se ocupavam em buscar melhores condições de estudo e liberdade de expressão.
Na década de 70, em meio ao período decadente e não menos violento da ditadura, os estudantes mostravam suas forças criando e reconstruindo suas entidades de luta. É nesse momento que se reconstitui a UNE (União Nacional dos Estudantes) e se fundam vários Diretórios Centrais de Estudantes (DCE’s), Centros Acadêmicos (CA’s) e entidades estudantis em todo o país.
Assim, para melhor organização do Movimento Estudantil as entidades básicas de representação dos estudantes são os CA’s e DCE’s. Os CAs representam os estudantes em cada faculdade/instituto ou curso. Neles, você entrará em contato com as principais demandas e atividades do seu instituto. Já o DCE funciona como uma entidade de representação geral dos estudantes, englobando todos os Campi da Universidade. Cabe às entidades representativas organizar suas ações de acordo com as decisões tomadas pelos estudantes em seus espaços de organização e deliberação.
Dessa forma, o CANUT - IMS/UFBA tem o objetivo de informar aos alunos que o Centro Acadêmico é uma entidade que luta pelo direito e pelas vontades de todos os alunos, e em nome de todos. O engajamento neste movimento não é uma atitude de estudantes desocupados.  
É importante que todos entendam que enquanto alguns estão trancados nos seus quartos estudando para a próxima prova, alguém está reunido em uma sala do CA discutindo o que fazer pra melhorar o ensino do curso, inclusive daqueles que apenas se preocupam em estudar. Mas para que possamos conseguir uma formação de qualidade e desconstruir várias barreiras burocráticas e ditadoras que ainda existem no sistema de educação pública do Brasil, precisamos unir forças e idéias, para que sejam provocadas mudanças na nossa realidade acadêmica.
Como dizia o grande educador Paulo Freire, “o movimento estudantil deve combater, lutar, contrariar, os dogmas estabelecidos como “verdadeiros” pela Universidade. Não se trata de um processo crítico descompromissado, crítica pela crítica, mas engajado e orientado para superar o individualismo, o tradicionalismo, a formatação educacional, o coronelismo, os mecanismos de avaliação e tantas coisas mais”. E é por isso que estamos aqui!
                          

GESTÃO 2011-2012 “Não acomodar com o que incomoda”

Nenhum comentário:

Postar um comentário